Postagens mais visitadas

quarta-feira

Vai à Câmara projeto que regulamenta exercício do artesanato

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (7) o projeto que regulamenta o exercício da profissão de artesão. Como a aprovação ocorreu em decisão terminativa, a matéria deve ser enviada à Câmara dos Deputados.
O projeto (PLS 136/09), do senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB), também recomenda a oferta de linha de crédito para financiar a compra de matérias-primas, equipamentos e a comercialização da produção. Recomenda ainda a criação de certificado de qualidade dos produtos artesanais, a organização de cursos de capacitação e a criação, pelo Executivo, da Escola Técnica Federal do Artesanato.
Outra medida prevista é a criação da Carteira Nacional do Artesão, que seria válida por no mínimo um ano e aceita em todo o território nacional. Sua renovação dependeria da contribuição de seu portador à Previdência Social. Ao abordar essa questão na justificação do projeto, Roberto Cavalcanti argumentou que a contribuição previdenciária é fator importante para a proteção do artesão como trabalhador.
Segundo o relator da matéria, senador César Borges (PR-BA), o artesanato envolve no país 8,5 milhões de pessoas e movimenta cerca de R$ 28 bilhões por ano. Ele afirma que, apesar de promissor, o setor carece de investimentos e, principalmente, de políticas de incentivo específicas para enfrentar os maiores obstáculos à profissionalização do artesão - que, segundo ele, são a informalidade e a falta de regulamentação.

(Simone Franco e Ricardo Koiti / Agência Senado)

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

(Portal de Notícias-Senado Federal)

6 comentários:

  1. Oi Soraya.
    Mas que notícia maravilhosa.
    Fico muito feliz que venha a se realizar o prometido,pois temos muitas mães que trabalham fora e ainda fazem artesanatos para venda.São horas e horas de trabalho dedicação e carinho.Reconhecido pelo governo o valor monetário arrecadado pelos artesões.
    Merecemos por esta.
    bjtos.Nile.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia querida amiga !

    É realmente um prazer visitar seu blog ...
    Adoro tudinho por aqui \o/
    Obrigada por compartilhar ideias tão maravilhosas !

    Beijos no ♥

    Tenha um ótimo dia =^.^=

    Visite meus blogs:
    * Artesanato da Cíntia - http://cintiamacielartes.blogspot.com/

    * Meu blog de mimos - http://cintiamacielmimos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, concordo com a Nile e Richard, realmente muitas mulheres e homens também, trabalham fora e ainda encontram tempo, às vezes até madrugada a dentro, como eu faço, trabalhando em artesanato para complementar suas rendas, é realmente uma notícia maravilhosa e principalmente para aqueles que vivem somente do artesanato. Beijos

    ResponderExcluir
  4. è muito bom saber disso... pois no futuro pretendo trabalhar só com artesanato...
    Adoro seu Blog, sempre acompanho

    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Que notícia demais (uauuuu), fico super feliz em saber disso!
    Obrigada pelo carinho em compartilhar conosco!
    Abraços
    Hedi

    ResponderExcluir
  6. Oi Soraya! Muito bom saber isso, concordo com a Nile. Vou aqui na minha cidade, fazer a inscrição e a carteirinha da Sutaco. Estou me preparando e preparando o material, e este é um incentivo a mais. Ainda estou começando a fazer variedades de peças artesanais, e é claro, estou adorando. Pretendo expor em feirinhas aqui na minha cidade. E qdo isso acontecer vou postar no blog. Beijos, Elaine.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...