segunda-feira, 8 de junho de 2009

Imitação de couro na madeira-passo a passo


A imitação do couro é uma técnica bem conhecida, mas sempre é possível inventar em cima e transformá-la. Nesta aula vc aprende a fazer uma trança com EVA, que você pode aplicar nas peças, para enfeitar, decorar e ainda pintar, dando a ilusão do couro.






porta controle de MDF, Aquabase Madeira Daiara, tintas acrílicas acetinadas Daiara Castanha, Cogumelo, Imbuia e Preto, pincéis Daiara ref.530/G, ref.350/G e ref. 305/P, verniz Brilhomax Daiara, tira de EVA 0,3mm cor Charuto, base redonda de metal para bijuteria, cola instantânea, soprador térmico, régua e caneta esferográfica, fita crepe, lixa fina, tesoura e pano de malha



1) Impermeabilize a peça com o Aquabase Madeira, seque-a e lixe-a.

2) Com régua e caneta risque no EVA uma tira de 3 cm e corte-a com a tesoura. Divida a tira em três partes (1cm), riscando-a em toda a sua extensão com a caneta, e separe as tiras finas com a tesoura. Prenda a ponta das três tiras na mesa, com um pedaço de fita crepe, para trançá-las. Aqueça a trança com o soprador para assentá-la, modelando-a.

3) Aplique a cola na trança de EVA, e fixe-a contornando e arrematando a peça.

4) Pinte toda peça, por dentro e por fora e sobre o EVA, com duas demãos de tinta Castanha.

5) Escureça a tinta Imbuia misturando-a com uma pitada de Preto, e acrescente algumas gotas d’água para diluí-la, para fazer o efeito de couro. Aplique esta mistura em partes na peça, e em seguida bata sobre ela um pano umedecido em água, imitando o couro.

6) Com lápis risque margens contornando as bordas, sombreie todos estes detalhes com o pincel chanfrado e a tinta preta, inclusive a trança de EVA.Com lápis risque margens contornando as bordas, sombreie todos estes detalhes com o pincel chanfrado e a tinta preta, inclusive a trança de EVA.

7) Pesponte os detalhes, imitando costuras, com o pincel fino e a tinta Cogumelo.

8) Aplique duas demãos de Brilhomax em toda a peça, intercalando a secagem. Finalize colando a peça de metal sobre a emenda da trança.

(Criatividade sem limites)

2 comentários:

  1. gostei muito de sua criatividade. parabens

    ResponderExcluir
  2. Até agora não tive coragem de preparar essa peça! Sou muito medrosa em relação a artesanato..Tenho medo de dar errado! mais ficou um sonho.Lindo!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...