Postagens mais visitadas

quarta-feira

Como Pintar com Cores Fortes ou Laquear um Móvel de Madeira (ou MDF)-Dica


Para laquear um móvel a tinta que deve ser utilizada é a tinta ducco, ou tinta automotiva. Essa última geralmente é apresentada na versão “spray”, uma vez que a laqueação deve ser feita com a aplicação de diversas camadas bem uniformes desse tipo de tinta, geralmente utilizando-se uma pistola própria para pintura. Não é um processo muito fácil, requer alguma prática, e para que se obtenha um ótimo resultado a peça deve ser preparada com a massa rápida, fundo próprio para esse tipo de tinta. Esses produtos são a base de solvente, tem cheiro forte e demoram um pouco a secar, por isso devem ser trabalhados em locais arejados, com o uso de máscaras próprias e proteção para as mãos e roupas.
O Que Você Deve Saber
- Tinta acrílica decorativa é diferente de tinta látex, PVA ou tintas para parede. Tinta acrílica é solúvel em água, feita com uma resina acrílica, semelhante a um plástico,de extrema aderência e durabilidade.
- A tinta para fazer laqueação é a tinta ducco ou tinta automotiva. Esse tipo de tinta é a base de solvente.
- A pátina é uma técnica de pintura em que a tinta é aplicada e retirada em seguida, deixando um efeito desgastado, mais rústico. O processo pode ser feito com a tinta acrílica utilizando cera incolor, parafina, lixa, pincéis e outros instrumentos de pintura.
- As peças pintadas com tintas de acabamento fosco ou acetinado precisam de um acabamento para dar proteção, como uma cera ou verniz acrílico, que é mais suave. Pinturas laqueadas ou esmaltadas não precisam de nenhum acabamento.
- Sempre aguarde secagem completa de uma camada de tinta ou verniz antes de aplicar a seguinte.
- Todas as peças a serem pintadas devem ser muito bem limpas e lixadas antes do trabalho.

15 comentários:

  1. Dicas ótimas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. adoro tudo relacionado a artesanato,vcs estao de parabens...

    ResponderExcluir
  3. Quer laquear o seu móvel ?, temos 1.200 cores, retiramos e entregamos gratuitamente (São Paulo - Capital e ABC), facilitamos o pagamento em até 6 vezes, a mamãe gestante tem prioridade em nosso atendimento, mais informações pelos telefones 4112-6631 ou 8209-0484, atenciosamente Giovani.

    Acesse os nossos sites :

    www.babyarte.com (linha infantil)
    www.freewebs.com/reformademoveis

    ResponderExcluir
  4. Os esclarecientos foram de muita utilidade,pois fiquei conhecendo melhor as teorias entre a duas técnicas que mais me chamam a atenção. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Tenho um armário e tambem tenho um compressor e gostaria de saber como laquear com tinta automotiva e principalmente como eu preparo a madeira antes de pintar. Eu ja andei tapando uns defeitinhos na madeira com massa para madeira F12. Porém eu gostaria de saber como fazer para cobrir os poros da madeira e deixar a mesma bem lisa. obs: o armario estava envernizado e eu já lixei.
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. antes de laquear de uma mão de prime cinza claro automotivo com catalizados , ele ira corrigir todas as imperfeiçoes da superfice e deixar pronto para tinta automotiva tinta PU

      Excluir
  6. Para fechar os poros da madeira passe uma demão de fundo para madeira (que geralmente é branco)

    ResponderExcluir
  7. Adorei ler sobre laquear móveis! Eu não tinha idéia de como era o processo e talvez me "enrolasse" na hora de tentar fazer isso em casa.
    O Blog é ótimo!Boa sorte! ilana

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde!
    Muito bom seu blog!
    Gosto de restaurar meus móveis, no momento estou limpando um armário de cozinha de 4 portas e 4 gavetas. Quero que ele seja branco, tô pensando em pátina branco com azul ou vermelho; será que fica bom?
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. boa noite ...
    eh de grande utilidade seu blog..
    estou começandu no ramo d marcenaria entao todo tmpo livre q tnhu eu pesquiso muito...
    eu trabalho ah 15 anos com SINUCAS E BILHARES
    c alguem se enteressar tah ai meu contato :2614-1370 / 88145284
    abraços

    ResponderExcluir
  10. Realmente foi uma ótima dica. Jatrabalho com pintura de paredes,portas e janelas de madeira, mais nunca imaginei que laquear madeira pudesse ser feito assim. Muito obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  11. Estou muito interessado em aprender a laquear moveis e portas,gostaria de receber mais informações sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  12. realmente eu estou interessado em aprender a laquear moveis e portas.gostaria de receber mais informação.

    ResponderExcluir
  13. Moro em Fartura-SP, a pequena e ordeira com 16.500 almas, chamada Pérola do Vale, a maioria do povo tem dificuldade de embalagem dos produtos que fazem, sendo que a aparência é 80% do produto à vender-se...gosto de MDF e gostaria de aprender sobre laqueamento..... abs,

    ResponderExcluir
  14. ESTOU REALMENTE LOUCA P/ APRENDER A LAQUEAR UMGUARDAROUPAS ANTIGO QUE TENHO MAS NAO ENCONTRO ESTA MASSA QUE MASSA RAPIDA É ESTA É ESTE NOME MESMO?

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...