Postagens mais visitadas

quarta-feira

Dicas para pintura de móveis

Preparo das peças:
* Antes de iniciar qualquer nova pintura é necessário retirar a tinta já aplicada, assim como resíduos de cera ou verniz. Esse procedimento é fundamental para que se obtenha um bom resultado.

* O primeiro passo é lavar a peça com água e sabão. Em seguida, aplique um produto próprio para retirar tintas, como o “Pintoff’’. Aplique o produto seguindo as instruções na embalagem, deixe agir por algumas horas.

* Raspe a tinta antiga com uma espátula. Utilize também palha de aço para ajudar na retirada da tinta amolecida.

* Lave a peça novamente e aguarde secagem.
IMPORTANTE: utilize avental, luvas e óculos para proteger os olhos ao usar produtos para retirar as tintas e tome bastante cuidado ao manusear seus solvente.

* Muitas madeiras escurecem depois de serem lavadas ou raspadas. Você pode usar água oxigenada ou outros produtos específicos para clarear madeiras após a limpeza dos móveis, com a madeira ainda úmida.

Mesmo que fique algum resíduo da tinta antiga e desde que seja apenas uma certa coloração e não “placas” de tinta, a nova pintura poderá ser feita sem problemas. As tintas cobrirão a superfície, e portanto cobrirão essas marcas da antiga pintura, mas se você deixar resíduos “físicos” da tinta original, a nova pintura poderá não fixar totalmente. Existem duas opções básicas de tintas para pintura os móveis: tintas acrílicas, que são solúveis em água e utilizam pigmentos em uma base de resina acrílica e oferecem uma cobertura mais superficial e suave ou tintas esmaltes, que possuem corantes em uma base de verniz, e que oferecem uma cobertura mais intensa e profunda.

Acabamento Final:
Utilize uma massa de acabamento para tampar furos e imperfeições das peças de madeira. Esse produto é encontrado em lojas de materiais para pinturas e deve ser utilizado sobre a peça j;a limpa, sem tinta e lixada. Aplique a pasta com uma espátula, retire o excesso, aguarde secagem e lixe com uma lixa fina para deixar bem rente. Veja na embalagem do produto as indicações de uso.

Tipos de Tintas Disponíveis para a Pintura Artesanal de Móveis
- A tinta acrílica é ideal para pátinas, satinês, decapês, aplicação de estênceis e para acabamentos mais rústicos. É mais fácil de usar e como seu solvente é água, não tem cheiro nem é tóxica. Além do mais, sua secagem é bem rápida. Observe que as tintas decorativas, próprias para pintura artesanal, como a da marca Corfix, que se chama Decorfix, são as indicadas, e são diferentes dos acrílicos vendidos para decoração de ambientes (pintura de paredes), e sobretudo diferentes de tinta látex ou PVA. A tinta látex ou PVA é uma resina orgânica. Extraída da seringueira, é um tipo de borracha, e por ser orgânica, é uma material que estraga com facilidade, por isso não são indicadas para pintura de móveis. As acrílicas decorativas são feitas com pigmentos especiais, de alta qualidade e resinas acrílicas, que não são tóxicas, não estragam e são muito resistentes ao tempo.

Acabamento: fosco-acetinado.
Prós: a base de água, não tem cheiro forte nem é tóxica, mais fácil de aplicar e utilizar. Própria para fazer pátinas, decapês e trabalhos com estênceis. Apresentadas em mais de 100 cores diferentes. Altamente resistente.
Contras: não cobre tão bem fundos brilhantes ou com camadas grossas de tinta, para cobrir fundos escuros são necessárias várias demãos, precisa de proteção com cera ou verniz suave após aplicação para não sujar, vêm em embalagens menores.

- A tinta esmalte oferece um acabamento mais resistente, porém é mais difícil de aplicar, são necessárias várias demãos para dar um bom acabamento e não deixar marcas das pinceladas. A base de solvente (tipo thinner ou aguarrás) tem cheiro forte e demora muito mais para secar. Como sua cobertura é mais intensa, é mais indicada para acabamentos brilhantes e semi-brilho e para cobrir madeiras escuras ou com resíduos de tintas que podem ser retiradas, peças laqueadas ou até mesmo fórmicas (desde que sejam porosas cou com alguma textura).
Acabamento: pode ser acetinado, mas em geral é brilhante.
Prós: altamente resistente, cobre bem qualquer superfície, brilho intenso (se desejado) e não precisa de verniz ou cera para proteção.
Contras: mais difícil de aplicar, a base de solvente tem cheiro forte e incômodo, marca muito as pinceladas se não houver cuidado nas aplicações, secagem lenta, necessita várias demãos.


- A tinta spray ou automotiva é uma tinta a base e solvente, que oferece um acabamento laqueado, de alto-brilho e bastante resistência. Especial para efeitos semelhantes ao da laca, é um tipo de tinta encontrado apenas em lojas especializadas em pintura, e não em lojas de artesanato. Sua aplicação requer alguma prática, e a peça deve estar muito bem preparada, com a superfície lisa e sem imperfeições e com um fundo de massa rápida, base própria para esse tipo de tinta. A vantagem de seu uso é que você pode aplicá-la em qualquer tipo de material e obter a mesma cobertura, não importando se a peça é calar ou escura.
Acabamento: brilhante.
Prós: altamente resistente, cobre bem qualquer superfície, brilho intenso e não precisa de verniz ou cera para proteção.
Contras: mais difícil de aplicar, precisa d evárias demãos e de um preparo mais cuidadosl da peça, tem cheiro forte e incômodo, não é muito econômica.
- O Médium Envelhecedor é um tipo de tinta particular, uma tinta própria para tingimentos, apresenta uma ótima pigmentação com uma base de resina acrílica transparente, ideal para pintar madeiras naturais e tonalizá-las, e também para fazer pátinas com sobreposição de acabamentos. Esse produto é encontrado apenas em lojas de artesanato e pintura decorativa, é da marca Corfix e Poe ser encontrado em 18 cores diferentes, sendo que muitos dos tons são cores de madeira como mogno, marrom madeira, amarelo ocre, marrom café e betume. Embora a embalagem seja pequena (60 ml), é um produto de alto rendimento. Deve ser aplicado na peça com ou sem pintura de fundo, limpa e lixadas em resíduos de cera ou verniz. Se você aplicá-lo sobre peças já pintadas, ele apenas dará uma tonalizada na cor que você escolher. Se a peça for de madeira natural ou crua o efeito é ainda mais interessante, um tingimento tonalizado. A base de água e com secagem rápida, é muito fácil de usar: você aplica com um pincel largo ou trapinho e retira o excesso em seguida com um paninho limpo. Para aumentar o rendimento, misture-o com o Gel Médium para Matizar também da marca Corfix.

Acabamento: fosco-acetinado com transparência.
Prós: a base de água, não tem cheiro forte nem é tóxica, seca rápido. Própria para fazer pátinas em tons naturais d emadeira e outros (são 18 cores)
Contras: como é transparente, não cobre totalmente os fundos. No entando, é indicada para tonalizar e não dar cobertura.

3 comentários:

  1. ola quero pintar um berço antigo que é de madeira mais foi pintado a anos de tinta esprei tem um brilho intenso e esta amarelada a tinta não é mais branca, tem algumas inperfeições mas estou lichando mais aonde existem estas, mas me disseram que só preciso lixar até sair o brilho, e depois a tinta que eu passar em cima já pega.
    Queria saber se posso fazer assim por que vejo que se fosse tirar toda a tinta demoraria muito e daria muito trabalho, e qual a melhor alternativa de pintura sendo que é a primeira vez que faço isso e alltima foi pintada com tinta esprei? por favor estou de 7 meses etenho pouco tempo para deixar o berço pronto aguardo anciosa a resposta...

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Queria mandar um e-mail pra vc com a resposta,mas vc não deixou...
    Se vc lixar bem a peça a tinta pega sim.
    Faça que vai dar certo!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Adorei o teu post. Tenho uma estante branca que ficou marcada pela tinta de uma bola cor de rosa. Estava pensando em fazer uns detalhes coloridos na estante e queria saber (1) se a tinta adequada para fazer os desenhos coloridos seria tinta esmalte com base de água ou se seria melhor acrílica para a artesanato. (2) se poderia fazer isso sem ter de lixar toda a estante e reaplicar a tinta branca (pva branca?) para o trabalho. (3) E também quanto tempo a tinta precisa para secar. Obrigada!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...