Postagens mais visitadas

segunda-feira

Vela Mosaico


Material necessário:

Parafina
Anilina ao óleo (várias cores)
Essência para vela
Forma de bolo
Forma para vela
pavio
Hashi (palito chinês)
Panela
estilete
vaselina desmoldante


As velas em mosaico oferecem uma alternativa criativa em relação a vela padrão.
São muito fáceis de fazer. As velas mosaico esfriam mais rapidamente do que as velas padrão e normalmente não requerem serem completadas para retirar as depressões. Assim, se você estiver procurando tentar algo diferente, mais sofisticado do que uma vela padrão, esta é uma boa opção. Nós estaremos fazendo velas mosaico em duas fases. Na primeira fase faremos os pedaços. Na segunda fase faremos a vela usando os pedaços feitos anteriormente. A parte agradável sobre fazê-la em duas fases é que, para aqueles que como nós, trabalhando durante o dia, podemos fazer as fases separadas. Um dia você faz os pedaços (várias cores), e uma outro dia você faz várias velas mosaico utilizando aqueles pedaços. Nestas instruções supomos que o leitor já saiba fazer velas padrão. Se não, veja as instruções de como fazer velas padrão. O procedimento ilustrado nesse passo a passo pode facilmente ser feito em outros tipos de forma (redondas, cones, esferas, ...).
Primeira fase – Confecção dos cubos

1. Usando uma panela e um termômetro, derreta a parafina até uma temperatura de aproximadamente 85 graus. Adicione o corante e a essência de sua preferência, misturando bem.


2. Untar a forma de bolo

Para impedir que os pedaços grudem à forma, aplicar uma camada fina de vaselina desmoldante (da mesma maneira como em um bolo). Limpar o excesso com uma toalha de papel, deixando somente uma película muito fina.

3. Derramar a parafina na forma.

Com a parafina aproximadamente 80 graus, derrame-a na forma. Derrame a parafina para a frente e para trás para distribuir o calor em toda a forma. Derrame a uma profundidade que você gostaria de seus pedaços sejam. Se você quiser pedaços pequenos, derramar pouca parafina (raso). Para pedaços grandes, derramar mais parafina (profundo).

4. Cortar a parafina em pedaços.

Espere que a parafina esfrie ao ponto que é espessa mas ainda mole. Então, usando um estilete, corte a parafina em pedaços. Faça cortes retos e cruzados.

5. Remover os pedaços da forma.

Espere que a parafina esfrie completamente. A maioria dos pedaços devem sair separados. Se alguns estiverem grudados, separe-os à mão.

Repita essa fase para fazer cubos de várias cores.

Segunda fase – Confecção da vela mosaico

6.Encher o molde com os pedaços.

Coloque o pavio no molde como se fosse fazer uma vela padrão. Encha a forma com os pedaços de várias cores.

Você pode arranjá-los da forma que desejar (misturar várias cores, fazer camadas de cores, ...).


7. Preencher a forma com parafina

Aqueça a parafina da panela até aproximadamente 80 graus. Derrame a parafina no molde para cobrir totalmente os pedaços. Se quiser, você pode adicionar tinturas, fragrâncias, e aditivos à parafina que irá preencher o molde.

Opcionalmente, você pode variar a temperatura da parafina de enchimento da forma. Aumentando a temperatura, você misturará as cores dos pedaços com a parafina de enchimento. Abaixando a temperatura você terá uma definição bem nítida entre os pedaços e a parafina de preenchimento mas, você pode introduzir bolhas entre os pedaços e na textura da superfície externa..

8. Retirar a vela do molde.

Espere que a vela esfrie completamente no molde para desenformar. Isto pode demorar algumas horas dependendo do tamanho do molde.

As velas mosaico tipicamente não retraem muito, conseqüentemente, os preenchimentos de depressões não são necessários..


(Paraffine)

2 comentários:

  1. aguiarluz@hotmail.comfevereiro 16, 2010 1:00 PM

    parabéns,belisima idéia.Também sou artesão,masnão tenho blog.

    ResponderExcluir
  2. muito legal seu trabalho

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...