sexta-feira, 1 de maio de 2009

Receitas para engomar


Receita com goma líquida vendida em supermercado (Goma Pox):
· 2 colheres de sopa de Goma Pox
· 1 copo de água ( 250ml)
· Bacia

Dissolva bem as 2 colheres de sopa de Goma Pox em um copo de água ( copo de requeijão). Despeje na bacia e mergulhe o tecido encharcando-o bem. Deixe escorrer e coloque para secar em lugar plano. Quando estiver quase seco, passe bem a ferro.

Receita com amido de milho (Maizena é uma das marcas):
· 1 colher se sobremesa de amido de milho
· 1 copo de água ( 250ml)
· 1 panelinha
· Colher para mexer
Dissolva bem o amido de milho na água fria e leve ao fogo, mexendo sempre. Quando levantar fervura, continue mexendo até perceber que engrossou e desligue o fogo (fica como um mingau bem ralinho). Deixe baixar a fervura e mergulhe o tecido até encharcar bem. Tire-o com cuidado para não se queimar, porque vai estar bem quente. Coloque o tecido em uma superfície plana para secar completamente, depois passe bem a ferro na temperatura adequada ao tecido escolhido.

Receita com termolina leitosa:
· 1 tampinha de termolina leitosa
· ½ tampinha de água
· Plástico para proteger a mesa
· Trincha ou pincel largo
Coloque a termolina e a água em um copo e misture bem até dissolver completamente. Mergulhe a trincha nesta solução e passe sobre o tecido espalhando bem, até molhá-lo completamente. Deixe secar e passe a ferro na temperatura adequado ao tecido e cobrindo-o com um pano limpo. Lave bem o pincel em água corrente depois de usá-lo.

Receita com cola branca:· 1 parte de água
· 2 partes de cola branca
· bacia
Essa receita é indicada para se fazer trabalhos maiores, porque o tecido fica mais firme. Despeje a cola e a água em uma bacia e misture bem até dissolver completamente a cola. Mergulhe o tecido, cuidando para todo ele fique bem molhado. Retire da bacia e coloque para secar. Passe bem a ferro na temperatura adequada ao tecido.
Se for fazer esta receita apenas para um pedacinho de tecido, faça como na receita com termolina.

(Libélulas na Janela)

4 comentários:

  1. Ola!!! estou louca e desespera atrás de engomar meu chapéu que ganhei de meu esposo,um chapéu muiiito lindo para eu ir aos rodeios,mas a eu tive a infeliz idéia de lava-lo e a goma saiu,queria fazer um apelo para me ajudar a fazer uma goma para chapéus panamá...e muito obrigada se me ajudarem,bjus...juciane de RO

    ResponderExcluir
  2. olá e muito legal gostei muito vou fazer muitos trabalhos só fica legal com tecido engomado.

    ResponderExcluir
  3. Juciane olha se vc usar uma quantidade de água , amido de milho(maisena)leve ao fogo até começar a engrossar, depois eh só ir jogando com auxílio de uma concha e deixe secar, se usar duas garrafas de pet cheias de água e coloca o Chapeu na ponta delas é pode usar pregadores de roupa pra moldar as laterais e a ponta.😘

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...