Postagens mais visitadas

segunda-feira

Tricô de dedo

Tricô de dedo e outras técnicas tudo passo a passo

Confira a técnica de fazer tricô de dedo com um novelo azul mesclado. Nas fotos, Claudia fez apenas com um fio para facilitar a visualização.
Passoapasso  1º parte
Fotos Divulgação/ SuperZiper
1. Use a sua mão "esperta" para passar a linha e a outra como base. A minha esperta é a direita, então comecei passando a linha por cima do dedo indicador da outra mão e fazendo zigue-zague nos outros.

2. Dê a volta por trás do mindinho e subindo pela frente continue o zigue-zague até chegar de novo no indicador.

3. Passe o fio por cima dos dedos e deixe-o pousado aí.
pssoapasso 2º parte
Fotos Divulgação/ SuperZiper
4. Agora você vai começar a fazer os pontos. Começando pelo indicador vá passando o aro de linha que está ao redor de cada um dos dedos por dentro do fio que estava pousado por cima deles. Termine no mindinho. Pronto, você já fez a primeira fileira de pontos!

5 e 6 . Agora você vai repetir o processo de deitar a linha por cima dos quatro dedos e passar a linha de cada um dos dedos por dentro dela, só que agora começando pelo mindinho e terminando no indicador. Pronto! Você tricotou a segunda fileira. O seu tricô irá surgindo na parte de trás dos seus dedos, veja um exemplo aqui. Achei que o ponto ficou meio desengonçado e aberto, mas o segredo é dar uma puxadinha para ele enrolar virando um tubo. Continue repetindo as estapas de 3 a 6 até chegar no comprimento que você quer.
passoapasso  3º parte
Fotos Divulgação/ SuperZiper
7. Arremate: Ao terminar a última carreira, ao invés de deitar a linha sobre os dedos, você vai passar o aro do primeiro dedo por cima do aro do próximo dedo, puxando o aro do segundo dedo para fora.

8. Você começa arematando o primeiro por cima do segundo, depois o segundo por cima do terceiro e, por último, o terceiro por cima do quarto. No final, corte a linha e enfie por dentro do último aro e puxe até fechar.
Meu veredito final: O tricô de dedo é uma técnica bem legal, porém um fator primordial no visual da peça é o tipo de lã ou linha que você escolher usar. Na minha opinião, fica bacana com um fio grosso ou então vários juntos.
E vocês, se empolgam com esta técnica? Acham que melhor mesmo é o tricô tradicional com agulhas? O que mais, além de cachecóis, vocês fariam usando o tricô de dedo?

Por Juliana Lopes (Viamulher)

2 comentários:

  1. Achei muito legal esta técnica, adoro fazer trico, tenho 53 anos e faço trico desde os 7 anos, ~sou contadora e nunca precisei pagar terapeuta, pois qdo preciso faço trico como terapia e é um ótimo remédio, já fiz trico pra fora e já ganhei muito dinheiro hj só o utilizo como terapia mesmo. Ligia - Alvorada-*RS

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa idéia de tricô com os dedos, sempre tive vontade fazer , mas não me ajeitava com as agulhas, agora faço, super fácil, que outras peças mais podem ser feitas, nos ensine. Bjos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...