Postagens mais visitadas

quarta-feira

placa de Porta-Country com decoupage passo a passo

Blogue de pfn :Artolices da Paula, PLACA DE PORTA 'CANTINHO'

Material necessário:

- Guardanapo estampado
- Pincel espatulado e pincel chanfrado
- Caneta permanente
- Termolina leitosa
- Lixa
- Peça oval de MDF
- Pinta bolinhas
- Verniz para madeira
- Tesoura
- Lápis de carvão e papel de costureira (amarelo)
- Frasco de vidro com água
- Tintas acrílicas nas cores marfim e chocolate
- Base para artesanato
-1-
Lixe muito bem a peça de MDF com lixa fina para madeira, dê uma demão de base para artesanato, deixe secar e volte a lixar.
Dica: As peças de MDF parecem muito lisinhas mas os rebordos, após a demão de tinta, ainda se apresentam ásperos. Precisam sempre de uma boa insistência com a lixa. Pode utilizar uma lixa de grão ligeiramente mais grosso para eles.
-2-
Dê duas demãos de tinta marfim, respeitando o tempo de secagem entre elas (que é rápido), lixando após a primeira demão.
-3-
Recorte o guardanapo conforme o gosto, com precisão. Neste caso recortei o canto superior para colocar o nome. Aplique uma camada ligeira de termolina leitosa, mas uniforme, na placa pintada com o pincel espatulado nº 16, espere uns segundos e aplique o guardanapo, alisando com os dedos de dentro para fora. Deixe secar muito bem e aplique outra camada de termolina para fixar bem. Deixe secar.
Dica: Alise bem a camada de termolina com o pincel para ficar sem humidade excessiva, caso contrário, ao colocar o guardanapo podem aparecer rugas e até rasgar ao alisar.
-4-
Depois de bem seco, passe a lixa na borda para retirar o excesso de guardanapo.
-5-
Molhe na água o pincel chanfrado pequeno (são aqueles com corte enviesado) e retire o excesso em papel de cozinha. Depois aplique a tinta chocolate apenas na ponta do pincel e passe no cantinho e no limite da placa. Repita estes passos se a sombra não ficar a gosto.
-6-
Com a tinta chocolate pinte o rebordo.
-7-
Com o pinta bolinhas e a tinta branca faça as bolinhas para o pesponto.
Dica: Quando fizer as bolinhas certifique-se de que são em número par para não sobrar no final da costura.
-8-
Com a caneta permanente preta (ponta média) faça os pontos, partindo do centro da bolinha branca.
Dica: Pode fazer os pontos com um pincel 2 e tinta preta, na falta da caneta. O cabo do pincel também resolve o caso do pinta bolinhas faltista.
-9-
Em papel vegetal marque o canto a partir do sombreado. Ensaie aí as letras, escrevendo-as ou copiando-as a partir de qualquer alfabeto que possua. Centre o papel vegetal no canto. Introduza o papel de costureira (aquele amarelo para tecidos) por baixo, sem sair do lugar. Com uma esferográfica, passe por cima para transferi-las para a madeira. Agora é só cobrir com a caneta permanente preta.
-10-
Dê 2 demãos de verniz para madeira. Coloque um triângulo para pendurar e já está! Fácil não é?


Um comentário:

Obrigada pelo seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...